quarta-feira, 4 de maio de 2011

A educação como instrumento de transformação


Por: Vanessa Guerra

Desde a década de 1930 que os pensamentos sobre a educação brasileira se baseiam nos mesmos princípios,levantando a bandeira pela educação 26 educadores escreveram um manifesto que foi intitulado de “Manifesto dos Pioneiros”(1932).Estes eram  a favor de uma educação igual para todos sem privilégios que o poder econômico pudesse favorecer, primavam pela educação laica distanciando assim as questões religiosas e priorizando as questões sociais. Segundo eles, o Estado tem que garantir uma educação de qualidade e gratuita aos cidadãos, possibilitando oportunidades iguais para pessoas de sexos e crenças diferentes, e sendo priorizados os primeiros anos, pois esses representam o começo da formação dos indivíduos.A educação naquela época  era fragmentada e não havia relação entre os ensinamentos e o mundo ,o manifesto defendia que a educação era um organismo que tem toda e total relação com vida prática.Muitos desses princípios foram sancionados na LDB(lei de diretrizes e bases) em 1996 que está em vigor até hoje. Apesar da LDB ter resgatado os valores presente no manifesto, e assim o governo ter tomado uma decisão acertada, mostra que os direitos assegurados por ela mesma acaba só no papel e não na prática.A calamidade e o descaso da educação pública  é hoje um exemplo do desrespeito com a LDB.Porém, as responsabilidades não devem ser entregues somente ao governo, para se ter uma educação de qualidade é necessário que os educadores tenham uma visão sócio-filosófica  do ensino, pois a educação não é apenas uma ferramenta da ciência,mas sim um mecanismo de promoção social onde pessoas podem ter melhorias em suas condições de vida.

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