quinta-feira, 5 de maio de 2011

           
            Por: Mirlene Neyce
           O filósofo norte-americano John Dewey nascido em 1859 em Burlington, uma pequena cidade agrícola de Vermont, é o nome mais conhecido quando se fala da corrente filosófica conhecida como pragmatismo ou instrumentalismo, onde as idéias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais.
Ele teve uma educação desestimulante e maçante na escola e foi em casa através de sua mãe que John percebeu que o aprendizado acontece de forma mais eficaz quando aliado a prática. Sua mãe confiava pequenas tarefas aos filhos para despertar o senso de responsabilidade.
            Ele acreditava na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos, de prepará-los para questionar a realidade de unir teoria e prática e suas concepções influenciaram educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação. O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário