quinta-feira, 5 de maio de 2011


         

            Por : Mirlene Neyce
Lendo a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, percebi mais uma vez que o problema não está na legislação, e sim na sua aplicabilidade. Ela diz que a educação é dever do Estado e da família e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Para que isso aconteça alguns princípios precisam ser postos em prática, como por exemplo: a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; respeito à liberdade e apreço à tolerância; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; valorização do profissional da educação escolar; garantia de padrão de qualidade; valorização da experiência extra-escolar; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Podemos perceber que na maioria das escolas públicas, nada disso acontece apesar de estar na legislação, as escolas particulares também não ficam isentas desse problema, o acesso a escola ainda não acontece de forma igualitária, ainda existe muita descriminação. Muitos professores não são recompensados de forma justa e isso algumas vezes reflete em sala de aula interferindo na qualidade do ensino. Parte inferior do formulário

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