sexta-feira, 1 de abril de 2011

As sociedades nômades,agrícolas e capitalistas

Por:Priscila Vanessa
Desde primórdios da humanidade podemos observar diferentes modos que os humanos encontram de organizar o estilo de vida. Um desses foi a formação das sociedades. Um dos fatores que contribui é o aprendizado, este pode ser construído, reunido e transferido aos mais jovens de uma sociedade. Uma sociedade nômade é aquela em que os povos não possuem moradia fixa. O mais marcante nessas sociedades é o estilo de vida temporário, pois é necessária a mudança de local principalmente quando há falta de alimentos. Nessas sociedades o aprendizado é transmitido de gerações para gerações por meio de conhecimentos e técnicas. O surgimento das sociedades agrícolas resultou no estabelecimento de moradias fixas, favorecendo o desenvolvimento do comércio, meios de transporte e maior divisão de trabalho, surge também o controle social. O aprendizado e conhecimento são transmitidos para outras gerações através da escrita. Com o crescimento dessa atividade começam a ser mais percebíveis as alterações no meio ambiente. Com o fim do feudalismo surge a sociedade capitalista, marcada pelo aparecimento das indústrias e expansão do comércio e das cidades. É nesse momento que a Ciência prevalece, a partir dos conhecimentos pré - existentes, mas propiciando a aplicação destes. O surgimento da Revolução Industrial causou mudanças nas sociedades rurais e urbanas. Nesse período ocorrem mudanças sociais, políticas e culturais. Foi com o advento dessa revolução que surge o capitalismo. Mas, uma das características essenciais foi a progressão da tecnologia e ciência.Relacionando esses três tipos de sociedade, pode - se concluir que cada uma ao seu modo contribui para a expansão do conhecimento e aprendizado.

4 comentários:

  1. Achei interessante como você conseguiu sintetizar os dois textos, mostrando os principais pontos que caracterizam cada sociedade. Confesso que senti dificuldade em fazer o resumo, tendo que utilizar poucas palavras.

    ResponderExcluir
  2. "pode - se concluir que cada uma ao seu modo contribui para a expansão do conhecimento e aprendizado. "

    Uma grande verdade Priscila!
    Seja na área humanística ou biológica temos a tendencia de achar que somos os mais evoluidos ou desenvolvidos. Mas não podemos esquecer que muitos dos hábitos e conhecimentos que temos hoje são heranças de culturas milenares.

    ResponderExcluir
  3. Muito interesante sua forma de explicar a maneira como os conhecimentos foram transmitidos ao longo das sociedades,mostratando que o homem sempre teve total vinculo com a educação!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texo Priscilla, eu só gostaria que você analisasse essa frase:
    "Nessas sociedades o aprendizado é transmitido de gerações para gerações por meio de conhecimentos e técnicas."

    Será que ficou claro para o leitor a forma como o aprendizado é transmitido? e aprendizagem se transmite? O que é aprendizagem?

    ResponderExcluir