sexta-feira, 1 de abril de 2011

As sociedades nômades,agrícolas e capitalistas

Por:Julyenne Kerolainy
  Desde a antiguidade a busca pelo conhecimento está intimamente relacionada com a evolução e o progresso da sociedade. Para comprovar esse fato podemos fazer uma retrospectiva ao estagio inicial da sociedade humana, o homem primitivo. Foisua forma rudimentar de aprendizado, passada de uma geração para outra que permitiu o surgimento de habilidades conhecidas hoje como tipicamente humanas. Não demorou muito para que o homem primitivo passasse a viver de forma provisória, Caçadores oucoletores que mudavam de lugar conforme as condições ambientais impunham. Esses homens não possuíam uma visão antropocêntrica, pelo contrario, eles se consideravam parte da natureza. No entanto, com o passar do tempo, o aumento de conhecimento sobre a região em que vivia passou a significar maiores chances de sobrevivência. Essa nova condição não só possibilita como passa a exigir a estabilidade na sociedade - Surgindo assim a sociedade agrícola. Esse novo modo de vida não passa seus conhecimentos apenas de forma “hereditária”, a transmissão de conhecimento passa a ser pelo aprendizado. Ate que o tipo e a forma como uma pessoa acumulava conhecimento passou a significar oportunidade, pois essa poderia possuir uma profissão, ou anos a frente isso poderia significar poder para manipular condições sociais, culturais e econômicas. Fato que ainda ocorre hoje, em uma sociedade extremamente capitalista, onde adquirir conhecimento ainda é considerado uma questão de sobrevivência e o fator que impulsiona a industrialização e o progresso da nação

5 comentários:

  1. Muito bom o seu texto Julyenne, principalmente porque você conseguiu abordar um dos principais aspectos que favoreceram o desenvolvimento dessas sociedades: o conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. É possível perceber que no resumo você conseguiu citar os principais aspectos que caracterizam cada uma das sociedades. Muito interressante a maneira como foi explanado o desenvolvimento da cultura e a evolução do conhecimento através do tempo e de cada sociedade em questão.

    ResponderExcluir
  3. Lendo os textos e todos os resumos, estava pensando como o conhecimento é o fator mais importante no desenvolvimento das sociedades e infelizmente os nossos governantes parecem que não se dão conta disso, pois a educação deveria ser prioridade sempre!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Julyenne achei bastante interessante a forma de você abordar a forma da sociedade primitiva e a forma como ela se comportava e dizer também que ela sentia-se parte da natureza e não possuia uma visão antropocêntrica.

    ResponderExcluir
  5. Julyenne, você tem uma forma peculiar de escrever, eu não sei se essa forma ou o fato do resumo ter número de palavras determinadas fez com que algumas frases ficassem meio soltas, ou seja, elas precisariam ter sido melhor explicadas. Além disso, o uso do termo estabilidade para mostrar o surgimento da sociedade agricola não é adequado.

    ResponderExcluir