quinta-feira, 5 de maio de 2011

Djalma Maranhão: mais que um político, um educador.


Por: Vanessa Guerra
Bem mais do que um homem de vida pública Djalma Maranhão foi um grande pensador da educação norte-riograndense.Foi professor de educação física no Colégio Estadual do Atheneu-Norte Riograndense, jornalista, fundador e diretor de jornal, deputado estadual, prefeito de Natal, entre outros cargos exercidos por ele em sua vida pública.
Na década de 1960 pesquisas realizadas pelo IBGE mostravam que 40% da população do país era analfabeta (cerca de 16 milhões), afim de reverter essa deficiência na educação básica alguns movimentos a favor da alfabetização surgiram nesse período.Seguindo a linha nacional Djalma Maranhão, então prefeito de Natal, também implantou uma campanha conhecida como: De Pé No Chão Também Se Aprende a Ler. Essa campanha venceu quatro desafios  que  a educação brasileira também possuía: onde não havia escolas de alvenarias eram montados acampamentos escolares;como não existiam professores diplomado,qualificou seus próprios recursos  humanos; redigiu seus próprios textos educacionais por falta de material didático e as salas de aulas tinham acompanhamento técnico-pedagógico e não eram abandonadas.
Além desses fatores, em três anos da campanha foi criado um centro de formação de professores,também foram qualificados monitores e supervisores e isso  elevou os índices de aprovação escolar de 60% em 1961 para 85% em  1963. A campanha desenvolvida por Djalma Maranhão foi bem mais além de uma sugestão alfabetizadora, mas sim uma política educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário