quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lev S. Vygotsky - Um pilar da Pedagogia


Por: Julyenne Lima

Lev S. Vygotsky , professor e pesquisador dedicou-se nos campos da pedagogia e psicologia. Ministrou várias palestras em escolas, e faculdades sobre pedagogia, psicologia e literatura. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento.
Vygotsky considera o papel da instrução um fator positivo, no qual a criança aprende conceitos socialmente adquiridos de experiências passadas e passarão a trabalhar com essas situações de forma consciente.
A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
As ideias centras que são os 'pilares' do pensamento de Vygotsky, podem ser assim resumidos: - 'As funções psicológicas  têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral; - O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico;- A relação homem/mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos' (Oliveira, pg. 23, 1993).

Nenhum comentário:

Postar um comentário